segunda-feira, 1 de junho de 2009

Monarquia 1 0 1 (Curso Básico Intensivo)

Singularmente, estranhos têm deixado questões sobre a Monarquia ou sobre S.A.R. Dom Duarte, nos comentários dos meus vídeos ou nos de outrem, no Youtube. Digo singularmente, porque, não só sou completamente desvinculado e não represento nenhuma associação ou entidade, como também os meus vídeos são até bastante eclécticos, embora um ou outro verse sobre os últimos Reis de Portugal, em jeito de homenagem ou de repúdio pelo regicídio.

Ainda assim, porque em tempos também eu vivia nas trevas, chamo a mim a responsabilidade de elucidar os mais desatentos, desfazendo alguns falsos mitos e fornecendo-lhes as "armas" informativas para que possam julgar em sua consciência, sem qualquer proselitismo.
Obviamente deixo claro qual é o lado em que me posiciono, mas permito a cada um a missão de interpretar os argumentos e decidir por si próprio, fornecendo-lhes links, fontes, etc., enfim, informação actualizada sobre a monarquia moderna, para equilibrar mais o confronto de ideias, já que 99 anos de propaganda oficial republicana tem tornado esta uma missão algo difícil...

A coincidência de todos estes casos se terem dado apenas durante o último fim de semana, é interessante, sem deixar de ser sintomática, que de facto, as pessoas estão saturadas e descrentes, tal é a falta de credibilidade a que o regímen actual chegou.
Peço desde já desculpa pelo extraordinariamente longo post, mas vale a pena, por concentrar a informação essencial, já que muitas das dúvidas e questões frequentes são semelhantes.

Caso 1
Q - "Pq é que o Duque não se mete na politica?"

R - "Parece q a questão é: porque D. Duarte não intervém mais activamente para resolver a lástima que é a situação actual deste país? Bem, acho que até Obama diria "No we can't" se vivesse cá! ;D
Não faço parte de nenhuma associação monárquica, nem posso responder por Dom Duarte, mas sei que os Duques de Bragança fazem imenso por Portugal e pelos PALOPS - coisas até que o Estado devia fazer e n/faz... D.Duarte tem é menos publicidade. (procura no google IDP, etc.) Também não faz mais prq não deixam..." [As caixas de comentários no youtube não dão para muito]

Caso 2
"Em jeito de resposta ao teu pedido de informação sobre Monarquia-Republica num comentário que deixaste, podes começar a informar-te vendo alguns documentários históricos sobre os últimos reinados - D. Carlos e D. Manuel II. Há um recente feito pelo canal História.
Um livro que recomendo, é "Dossier Regicídio - O Processo Desaparecido" basicamente um "quem é quem", tudo sobre como a república derrubou a monarquia, e como chegámos a este ponto, 99 anos depois.

Foi assim que eu "abri os olhos", mas não deixes que ninguém te dite as "virtudes" ou os "pecados", de cada regime. Descobre por ti próprio, procura no google, mas lembra-te: a republica tem desinformado o povo durante 99 anos com a sua "história oficial", (ver por exemplo o caso das cores da bandeira, a intencional confusão entre "monarquias" arcaica, medievalista ou constitucional (moderna e democrática, como em Espanha, Reino Unido, etc)

Não sou militante de nenhum partido ou associação, apenas um curioso como tu, a querer pensar por mim próprio e descobrir a verdade...
Se tiveres mais dúvidas é só dizeres."

Caso 3

Este não me contactou directamente, mas deixou um comentário há notícia de que Cavaco lucrou com a venda das acções que possuía do BPN, certamente aproveitando a vantagem que é ter amiguinhos ou "cavaquinhos" do PSD a brincarem aos bancos lá dentro; nesse comentário, jurava que nunca mais iria votar e perguntava-se se havia alguém em que se pudesse confiar na política em Portugal. Ora aqui está um apelo irresistível:

"Há alguém que é honesto, sim; alguém que representa o país como um símbolo vivo e prestigiante da sua história, tradição e costumes, não como um reformado privilegiado do atoleiro da política portuguesa;
alguém que não é condicionado por interesses ou lobbies, que não tem partido ou facções;
alguém que pode regenerar as leis, a constituição e as mentalidades e reparar um erro de 99 anos - esse alguém é um REI (ou RAINHA) de uma Monarquia Constitucional.

Independente, defensor da cultura nacional e dos PALOPS, dos desfavorecidos e das causas nobres, há anos que D. Duarte trabalha por Portugal sem publicidade, nem lobbies ou patrocínios.
A maioria dos países mais ricos, democráticos e estáveis da Europa são Monarquias. Só neste país é que nem se permite por a hipótese de optar por um regime que está na génese de Portugal e que tantos portugueses honrados, de todos os sectores da sociedade, defendem - sem interesse próprio, mas como a melhor reforma para o país.

Este que vos escreve, não é nascido "fidalgo". Moro na Margem Sul, sou professor e durante anos só conheci a propaganda republicana que todos repetem como "verdade" absoluta. Culparam a monarquia por todas as desgraças. Graças à Internet, pude descobrir a verdade. Como disse Raul Brandão "D. Carlos não foi morto pelos seus defeitos mas pelas suas qualidades".
Quase 100 depois, mesmo com a ajuda da U. E., quase nada mudou. Porque o problema não era o Rei, era a política sequestrada pelos interesses menores, partidaristas e individuais.
D. Carlos teve a coragem de acabar com eles e pagou com a vida e com a do herdeiro."

Sem comentários: