Caso 6
Q- "Mera proposta! As Cortes hoje deve ser o Povo Português, qualquer cidadão com mais de 18 anos que decida qual o rei ou rainha que querem ter."
R- "A sua questão é pertinente e surge amiúde na discussão Monarquia/República; acontece que, historicamente, desde o Liberalismo, os Reis de Portugal já eram eleitos... pelas cortes - isto é, tinham de ser aprovados e confirmados pelos parlamentares do Reino (representantes do povo). O papel do Rei/Rainha era não governativo, o de garante da soberania etc. aliás o modelo foi copiado para os PR. Só que um monarca é MUITO mais do que um homem (ou melhor, um reformado) da política...
De acordo que o Povo deve escolher os seus representantes. Porém como se vê por cá, a abstenção costuma ser a grande vencedora, na maioria dos escrutínios... e o que dizer dos cidadãos que ainda não têm 18 anos, ou dos que votam no candidato derrotado? IMO, Um monarca representa per si a nação, seus valores e cultura, é alguém nascido e criado no cargo, independente e impermeável a interesses ou lobbies. Tem resultado na maioria dos países mais democráticos e estáveis da Europa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário